Mitos e verdades sobre desentupimento de esgotos
07/11/2023

Saiba o que procede e o que não é verdade na hora sobre esse tipo de problema.

Os entupimentos são um problema comum em residências, escritórios, salas comerciais ou indústrias. Para se ter ideia, só em 2022, foram 6.189 casos de desobstrução de redes e ramais de esgoto nos 62 municípios atendidos na região de Presidente Prudente, em São Paulo, conforme dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

 

No dia a dia, as pias, os vasos sanitários e os encanamentos podem apresentar problemas e necessitar dos serviços de uma desentupidora de esgotos. No entanto, em alguns casos, as pessoas decidem resolver o problema por conta própria. Dessa forma, corre-se o risco de o desentupimento ser realizado de forma inadequada e piorar mais ainda o problema da rede de esgoto. 

 

Há diversos mitos que circulam pela internet e acabam confundindo a população. Saber quais informações procedem e o que não é verdade sobre o assunto evita que o problema e o estresse sejam ainda maiores.

 

Refrigerante tipo cola desentope esgoto

Mito. Uma das falsas informações acerca do desentupimento é que o refrigerante tipo cola pode resolver o problema, mas isso não é verdade. 

 

Os refrigerantes são bebidas com um alto índice de açúcar, gás e ingredientes químicos que podem agravar o problema causado nas tubulações. 

 

Sendo assim, a ideia de usar a bebida para desentupir as tubulações é uma “solução” capaz de aumentar a dor de cabeça e gerar mais gastos ao orçamento familiar. 

Fios de cabelo podem causar entupimento 

Verdade. Os fios de cabelo podem acumular nos canos. Quando se juntam ao sabonete e à gordura corporal, formam uma pasta compacta que bloqueia a passagem de água. 

 

Por esse motivo, no momento do banho, é aconselhável ficar atento aos fios que caem no chão e recolhê-los quanto antes, para evitar problemas futuros.

Desentupidora só deve ser acionada em casos extremos

Mito. Contratar desentupidora é uma opção viável para os casos de entupimento nas tubulações. Entretanto, muitas pessoas acionam os profissionais da área apenas em casos extremos e preferem resolver os problemas por conta própria, o que pode comprometer a condição do sistema hidráulico. 

 

Embora haja a ideia de que é possível resolver o problema sozinho, essa não é a atitude recomendada. Em alguns casos, a situação pode parecer simples, mas, internamente, a realidade da tubulação é mais séria do que se pensa. 

 

A desentupidora sabe avaliar a gravidade do problema, lidar com imprevistos e usar produtos específicos para uma resolução mais rápida e eficaz. 

Nem todo entupimento pode ser resolvido com desentupidor de borracha 

Verdade. Disponível em diferentes estabelecimentos comerciais, o desentupidor de borracha é uma ferramenta usual no dia a dia de qualquer residência. O utensílio pode ajudar a resolver problemas nas tubulações de pias e vasos sanitários. 

 

No entanto, essa é uma solução para situações simples, pois há casos mais graves que necessitam de produtos específicos e profissionais especializados.

Soda cáustica resolve qualquer entupimento 

Mito. Para muitas pessoas, não há necessidade de acionar uma desentupidora de ralos, pois existe a soda cáustica que pode resolver qualquer situação nas tubulações. No entanto, isso não é verdade.

 

O produto é utilizado para auxiliar nos casos de entupimento, mas não funciona em qualquer episódio. Isso porque em contato com determinadas substâncias presentes no encanamento, pode ocasionar a petrificação. Na prática, a soda cáustica endurece e forma blocos sólidos no encanamento que comprometem a passagem de água. 

 

Além disso, é um produto perigoso que, se manuseado de forma indevida, pode provocar intoxicação por inalação e, até mesmo, queimaduras. 



Fonte: ambitojuridico.com.br